Herança na decoração

13 Setembro 2015
por Margarida Matias

Os materiais que hoje vimos destacar são os azulejos e mosaicos cerâmicos devido ao seu carácter estético e funcional para a arquitetura e design de interiores. E também devido á importância que este material tem manifestado como um elemento intensamente utilizado em Portugal gerando deste modo um carácter particular na estética arquitectónica e decorativa nacionais.
Em Portugal os azulejos começam por ter um uso exclusivamente decorativo, que é rapidamente adoptado para a arquitetura devido ao sua utilidade funcional e duradoira.
Devido ás suas características: impermeabilização, arrefecimento, baixa manutenção e durabilidade; tornam-se factores fulcrais que fazem deste material um elemento que se torna presente na atmosfera quotidiana de todos. Os azulejos, e mosaicos cerâmicos assumem-se como um ótimo revestimento para as paredes e pavimento.
Assim sendo, gostaríamos de destacar dois tipos de mosaicos cerâmicos: os azulejos vidrados e os mosaicos hidráulicos, devido aos seu elevado carácter estético. Os padrões, ritmos e ambiências que estes proporcionam são amplamente explorados por nós, sempre que se torna pertinente, introduzindo este produto de forma inovadora e criativa.
Consideramos os mosaicos cerâmicos um excelente material devido ás suas características estéticas, funcionais, durabilidade e também porque revelam os valores culturais associadas á nossa tradição arquitectónica.
Deixe-se apaixonar e parta á descoberta!

Fotografia: Rodrigo Cardoso Photography